Peixe ameaçado de extinção é capturado e devolvido ao mar por pescadores em Arraial do Cabo
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Pescadores capturam peixe ameaçado de extinção e devolvem ao mar em Arraial do Cabo
Um peixe da espécie Epinephelus itajara, conhecido como Mero, foi capturado acidentalmente por pescadores artesanais na manhã desta quinta-feira (23) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio. Ao perceberem que o animal havia sido pego na rede, os pescadores o devolveram imediatamente ao mar.
Segundo moradores, o peixe ficou preso em uma das redes de pesca próximas à faixa costeira. Por se tratar de uma espécie cuja captura é proibida em todo o território nacional, os pescadores liberaram o animal sem causar ferimentos.
O Mero é uma das maiores espécies de peixes recifais do Atlântico, podendo ultrapassar dois metros de comprimento e atingir até 400 quilos. Ele habita em áreas costeiras, recifes e estruturas rochosas.
Devido ao tamanho e à aparência imponente, a espécie foi amplamente caçada nas décadas passadas, principalmente por mergulhadores e pescadores esportivos.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, a espécie é considerada ameaçada e sua captura é proibida por lei.
“É um peixe que já foi muito cobiçado e ainda continua, de certa forma, sendo cobiçado pela pesca esportiva de mergulho, principalmente nas décadas passadas, por ser um peixe muito grande. Ele é um peixe, digamos, relativamente comum aqui em nossas águas, as águas de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. E, nesse momento, ele se encontra nesse status de ameaçado de extinção”, disse.
No Brasil, o Mero é classificado como “Criticamente em Perigo (CR)” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A espécie tem sua pesca, transporte e comercialização proibidos por portaria federal desde 2002.
Pescadores capturaram o peixe "mero" e logo soltaram ao mar em Arraial do Cabo
Reprodução g1